A Missão

MISSÃO BATISTA CRISTOLÂNDIA

Em meio ao cenário de tráfico de drogas, prostituição e degradação humana, surge um projeto destinado a transformar a cracolândia em cristolândia.




CONHECENDO O MINISTÉRIO

O Ministério Cristolândia é um programa permanente, que engloba ações de prevenção, recuperação e assistência a dependentes químicos e codependentes, criando oportunidades para sua reinserção sociofamiliar.

O Ministério Cristolândia é composto por Missão Batista Cristolândia, Comunidades Terapêuticas e Centros de Formação Cristã em vários estados do Brasil, encontrando-se em plena expansão.

VISÃO

Atuar nos locais de grande concentração de uso de drogas - as cracolândias, prestando assistência social aos dependentes químicos e codependentes, evangelizando, discipulando, integrando ás igrejas, e oferecendo oportunidades para recuperação e reinserção familiar.

MISSÃO

Transformar cada cracolândia em Cristolândia, prevenindo e combatendo o uso de drogas e substâncias psicoativas, com respeito a dignidade e necessidade dos dependentes químicos e codependentes, buscando sua recuperação e reinserção ao convívio familiar e comunitário

OBJETIVO GERAL

Evangelização, discipulado, abordagem, acolhimento, cuidado integral, socialização e reinserção familiar, de usuários de substancias psicoativas, em regiões de grande concentração de drogas, buscando capacitar equipes, identificar e encaminhar novos vocacionados, formar novos lideres para atuação no ministério e desenvolver ações preventivas nos locais de atuação

PRINCÍPIO FUNDAMENTAL 

O Ministério Cristolândia tem como prioridade resgatar dependentes químicos e codependentes por meio do ensino da Palavra de Deus, pois entende que somente a ação do Espirito Santo e uma vida íntima com Cristo proporcionarão uma verdadeira libertação e recuperação.

PROPÓSITO ESPIRITUAL

Estudos Bíblicos
Iniciam-se na primeira fase de atendimento, quando a pessoa chega a Base do projeto, para a participação nos cultos e atividades. Ocorrem durante o aconselhamento e prosseguem durante todas as demais fases do processo de recuperação.

Discípulado
Também ocorre durante todo processo de recuperação, focando-se em ensinar como se tornar um discípulo de Jesus.
Cultos e Vigílias
Diariamente contamos com cultos de louvor, adoração e Palavra com o Pastor e Coordenador da base do projeto, assim, nas demais fases, os cultos são realizados pelos missionários responsáveis pela fase. 
As Vigílias acontecem na base, toda sexta-feira.

POPULAÇÃO A SER ATINGIDA


Ações de prevenção
Sociedade em geral, escolas, comunidades, igrejas

Ações de assistência com internação
Dependentes químicos, álcool, usuários de substâncias psicoativas e outras drogas.

Ações de assistência sem internação (Cultos, café da manhã, banho, corte de cabelo e almoço)
Moradores de rua, dependentes químicos, álcool, usuários de substâncias psicoativas e outras drogas.

ESTRUTURA DO MINISTÉRIO

Pesquisa e diagnóstico - PD
Consiste na realização de diagnóstico e conhecimento do cenário, cultura local e público-alvo, com vistas ao estabelecimento de estratégias e definição do plano de ação.

Abordagem - AB
É a etapa realizada ainda nas ruas, em que compartilhamos a graça e o amor de Cristo, manisfestando o desejo de ajudar.

Base do projeto - BP
Essa fase consiste em acolher os resgatados, em um local seguro e ministrando cuidades que eles precisam receber.
Nessa fase os alcançados são conduzidos para uma base, onde recebem assistência emergencial (SOS), cuidados como alimentação, banho, troca de roupas e aconselhamentos.

Centro de atendimento e Triagem - CAT
É a fase em que cada pessoa resgatada tem sua situação analisada. Também ocorre na Base do projeto onde as pessoas passam por uma avaliação e processo de triagem, com vistas ao encaminhamento do processo de recuperação para os centros de formação cristã. Nesta fase a continuidade na evangelização e discipulado.

Centro de formação cristã - CFC
É o local destinado as pessoas que querem continuar o tratamento de recuperação. Nesse local passam por um processo terapêutico, que se desenvolve em fases (fase 1, fase 2) incluindo preparação para a reinserção familiar.
O trabalho de acompanhamento dos assistidos é realizado com o apoio de líderes espirituais, profissionais e voluntários, que auxiliam o assistido na área espiritual, emocional e física, fazendo com que o relacionamento se estreite e o assistido não desista de sua recuperação.
Na CT são desenvolvidos projetos profissionalizantes, terapêuticos e de laborterapia.

Reinserção sociofamiliar
É a fase em que o assistido está preparado para o convívio familiar e social, participação como membro efetivo da igreja ou retorno ao mercado de trabalho.

EQUIPES DO MINISTÉRIO














CRISTOLÂNDIAS NO BRASIL


Atualmente as cristolândias encontram-se em 8 estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Distrito Federal, Minas Gerais, Espirito Santo, Bahia e Rondonia


CRISTOLÂNDIA RECIFE

Com crescimento do Projeto Radical Brasil na Cidade do Recife.  Neste espaço, as pessoas menos favorecidas  receberiam um tratamento integral, onde o pão material e espiritual seriam compartilhados com pessoas dispostas a mudar de vida. Dessa forma, no dia 16 de dezembro de 2011, A Junta de Missões Nacionais inaugurou a Missão Batista Cristolândia Recife . A Missão tem sido um pronto-socorro para os que buscam libertação.

A Cristolândia é coordenada pelos missionários Pr Eliú Rodrigures e Lídia Rodrigues e apoiada pelos voluntários do projeto Radical Brasil Cracolândia. A cada ano a equipe de apoio será renovada, fruto do despertar de mais jovens que aceitarão a chamada do Senhor de Missões. O projeto é sustentado pelas ofertas de igrejas, associações e parceiros da Junta de Missões Nacionais.




Nosso desafio

Na Missão Batista Cristolândia, adultos e crianças recebem duas refeições diárias, usufruem de espaço para banho,  doação de roupas e calçados.  O investimento espiritual também é alto, com dois cultos diários nos períodos da manhã, tarde. Cada vida alcançada pela cristolândia também é "adotada" pelos radicais, que passam a discipular, multiplicando as características de uma vida peculiar aos filhos de Deus.


Estrutura

Cristolândia Pernambuco Hoje



MISSÃO BATISTA CRISTOLÂNDIA RECIFE (Base) 

Aqui funciona a abordagem e triagem, com atendimento diário aos frequentadores das cracolândias. Ofertamos um serviço de redução de danos, visando evitar o agravamento de doenças físicas e mentais. Sendo assim, são oferecidas duas refeições (café da manhã e almoçor) e a possibilidade de corte de cabelo, banho e troca de roupa. O interessado em deixar as ruas e as drogas se apresenta de forma voluntária para ingressar no processo terapêutico da Cristolândia, passa pela entrevista de triagem e caso tenha o perfil para continuar no processo terapêutico, se torna aluno do projeto. Nessa etapa, o aluno é observado, aconselhado e recebe apoio para prosseguir. Inicia-se o discipulado diário com estudos bíblicos. Em paralelo o aluno recebe apoio na saúde, ao ser encaminhado para atendimento na Rede de saúde e o cuidado emocional, com início das propostas para o processo terapêutico individual. O atendimento é para homens e mulheres
Público Alvo: Homens e Mulheres

Missionários Responsável:
Pr. Eliú e Lídia Rodrigues

 Endereço:
 Rua Barão de São Borja, 89 Soledade, Recife/PE CEP: 50070-310

Exibir mapa ampliado 


 CENTRO DE FORMAÇÃO CRISTÃ TACAIMBÓ 

 Nesta fase há o começo da execução do Plano Terapêutico Individual, que engloba o estudo social, a análise psicológica, tratamento das questões de saúde e o acompanhamento das causas jurídicas. É a fase da desintoxicação, evangelização, discipulado e quando são abordadas as questões referentes a recuperação da auto estima e cidadania. Nesta etapa se inicia a construção do projeto de vida de cada aluno. 
Público Alvo: Homens 

Missionários Responsáveis:
 Pr. Pedro Wagner e Maria Aparecida 
Endereço:
Sitio Estreito, 1700 - Zona Rural Tacaimbó/ PE 
CEP: 55140-000

Conheça um pouco o CFC 1 em Tacaimbó